Home Opinião Real Madrid vai inflacionar o mercado com a compra de Vinicius Junior?

Real Madrid vai inflacionar o mercado com a compra de Vinicius Junior?

521
0
vinicius-junior-2017-brasil-sub-17
Vinicius Junior pela Seleção Brasileira Sub-17

Desde a confirmação da negociação entre Flamengo e Real Madrid por 45 milhões de euros na aquisição de Vinicius Junior, 16 anos, o assunto tomou conta da imprensa esportiva. Mais cedo, até Pep Guardiola deu uma declaração se mostrando assustado com o valor. Aqui vamos tentar contextualizar essa negociação no mercado do futebol.

REAL MADRID JÁ INFLACIONOU O MERCADO ANTES

Até o ano passado, quando o Manchester United adquiriu Pogba da Juventus por 105 milhões de euros, eram do Real Madrid as transferências mais caras do futebol mundial.

Transferências mais caras da história do futebol
FONTE: Transfermakt

No livro “A bola não entra por acaso”, o autor Ferran Soriano (vice-presidente do Barcelona entre 2003 e 2008, atual CEO do Manchester City e suas franquias) explica como algumas transações completamente fora da realidade do mercado acabaram afetando outras subsequentes. No início do século, com grana extra em caixa, o Real Madrid de Florentino Pérez foi às compras e dentre muitas contratações de peso, a maior foi a do campeão mundial Zinedine Zidane: 76 milhões de euros foram pagos à Juventus.

Quando foi a vez da Juventus ir às compras, os outros clubes passaram a pedir mais, então a Juve precisou desembolsar 53 e 31 milhões de euros para tirar Buffon e Thuram, respectivamente, do Parma.

Em termos de mercado europeu, a situação agora com Vinicius Junior é um pouco diferente da retratada por Soriano. Nos exemplos mostrados por ele, os times contaram primeiro com alto investimento exterior. A renda do Real Madrid saltou de 135 para 480 milhões de euros com a mudança da Cidade Esportiva do Real Madrid, o Chelsea foi comprado pelo magnata Roman Abramovich e o Manchester City por um grupo de investidores árabes.

QUANTO VALE KYLIAN MBAPPÉ?

No entanto não devemos desconsiderar o efeito da ancoragem nos valores que o Real Madrid está praticando. Rumores dão conta que o Monaco recusou a proposta merengue de 120 milhões de euros pela sensação da última temporada europeia, o francês de 18 anos Kylian Mbappé, campeão francês, semifinalista da Champions League e convocado para a seleção principal da França.

Vinicius Junior e Mbappé demonstram muito potencial, mas o risco é grande. Se jogadores tão jovens estão sendo negociados a 45 e 120 milhões de euros, o que dizer de jogadores mais consolidados e cobiçados como Alexis Sanchéz, Griezmann e Philippe Coutinho, por exemplo? Essa janela de transferências promete.

E O FLAMENGO?

Em 2016 o Flamengo arrecadou cerca de 12 milhões de reais com a venda de jogadores. Só com a venda de Vinicius Junior o Flamengo receberá 66 milhões de reais agora e outros R$ 34 milhões parcelados até a ida do jogador para a Espanha. Sabendo disso, como você reagiria se recebesse um dirigente do Flamengo pedindo para você diminuir a pedida?

Essa é mais ou menos a situação envolvendo Everton Ribeiro. Os árabes pagaram 15 milhões de euros pelo jogador, agora querem 5 milhões de euros por 50% dos direitos federativos, um investimento alto para os clubes brasileiros que vêm negociando uma redução. Essa novela está perto do fim, os valores serão revelados em breve.

A torcida já pressiona por contratações com o dinheiro da venda de Vinicius Junior e alguns sites até prepararam matérias com sugestões de reforços para o rubro-negro. Certo é que vai ter muito empresário batendo na porta do Flamengo, agora é torcer para eles não fazerem como o Santos com o que restou da venda de Neymar: 13 milhões de euros foram parar no Internacional por Leandro Damião.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here