Home Prospecção de jogadores Santiago Ascacibar: o novo Mascherano?

Santiago Ascacibar: o novo Mascherano?

718
4
Santiago Ascacibar
Santiago ‘El Rusito’ Ascacibar é tido como o novo Mascherano para alguns argentinos. Aos 20 anos, com passagem pelas seleções de base, é titular absoluto do Estudiantes de La Plata.

O nome de Ascacibar vem sendo muito associado a times europeus, principalmente a Roma. Com o anúncio de Monchi como diretor esportivo por quatro temporadas o rumor ganha mais força. Monchi ficou famoso no Sevilha por encontrar joias ainda desconhecidas como Daniel Alves, Ivan Rakitic, Julio Baptista, entre outros. O valor da transferência é especulado em torno de 10 milhões de euros.

Se você buscar por Santiago Ascacibar no YouTube encontrará os melhores momentos do jogador. Isso existe para quase qualquer jogador hoje em dia, dos perebas aos craques. Por isso decidi fazer diferente na primeira coluna de prospecção de jogadores: vamos mostrar com vídeo e estatísticas, porque Ascacibar ainda não mostrou potencial para ser o novo Mascherano.

Ascacibar vem sendo titular habitual tanto no Campeonato Argetino como na Libertadores, tendo atuado em quase 25 jogos na temporada 2016/2017, uma amostra interessante para análises, ainda que se trate de sua primeira temporada inteira como profissional.

O VOLANTE “CÃO DE GUARDA”

Ascacibar é o autêntico volante, meio-campo defensivo, atuando imediatamente à frente da linha de defensores. Na maior parte do tempo ele é o primeiro homem do meio-campo, exceção quando joga ao lado do veterano Israel Damonte (35 anos, 11 jogos e 3 gols na temporada), quando eles se alternam nesse papel.

De cada 10 desarmes que tenta, em 8 Ascacibar tira a bola do adversário. Somando desarmes, interceptações e bolas afastadas, ele efetua em média 7 ações defensivas por jogo no Campeonato Argentino.

Ascacibar Profile_WhoScored
FONTE: WhoScored | Campeonato Argentino 2016/17 até a rodada 20
Estatísticas Santiago Ascacibar
FONTE: WhoScored | Ações defensivas jogo a jogo

As estatísticas acima colocam Ascacibar como um dos melhores da posição no campeonato argentino, os vídeos no YouTube como um exímio ladrão de bolas, mas nenhum dado avalia posicionamento, domínio da bola ou tomada de decisão em situações do jogo. Vamos ver alguns exemplos em vídeo ao final.

FASE OFENSIVA

Essa é disparada a maior deficiência de Ascacibar. Na maioria das vezes o jogador busca passes para trás ou laterais, participando pouco na transição entre defesa e ataque. Ascacibar demonstra uma inteligência de jogo muito limitada, mas com apenas 20 anos ele certamente irá evoluir nesse aspecto.

BAIXA ESTATURA

Ascacibar tem apenas 1,68m de altura e esse é um dado relevante em um futebol de alta competitividade, onde jogadores baixos costumam compensar com técnica e velocidade, características que faltam a Ascacibar. Esse tipo de jogador que ocupa o meio de campo só para desarmar é praticamente uma espécie em extinção nos grandes times europeus. Nem um destruidor do nível de Mascherano joga por ali quando se tem um pensador como Sergio Busquets. Há Casemiro no Real Madrid ou Kanté no Chelsea (também baixinho), mas ambos possuem mais técnica e força para contribuir com o time além dos desarmes.

4 COMMENTS

  1. Gostei da análise do Santiago! Creio que ele ainda vai render mais e algumas dúvidas a respeito do estilo de futebol dele vão ser sanadas! Mas ficou muito bom o post!

  2. Obrigado pelo seu comentário e elogio, Jaider. É quase certo que ele vá para a Europa já nessa janela, aí vamos ver até onde vai o potencial dele. Abs!

  3. Muito boa a análise. Comentei lá no link no YT, faça mais análises de tipo LUIZ! Um 1º volante que não tem como forte a características de noção de posicionamento e coberturas não pode ser levado a sério. Só raça e nada esperto.

    • Concordo com você, João Paulo. Ele já foi especulado em vários times na Europa mas corre o risco de ainda não ir nessa janela.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here